Loading...

12 Setembro 2025 — 21h30

Dios es una mujer

um filme de Andres Peyrot - M/12+
Convidado Cebaldo Inawinapi Escritor, Antropólogo e Historiador Guna
Cinema · Pensamento

“Dios es una mujer” reconstrói a história de um filme perdido, realizado em 1975 pelo cineasta francês Pierre Dominique Gaisseau, que viajou até ao Panamá para filmar o povo indígena Kuna (também conhecido como Guna). Durante um ano, viveu com esta comunidade, que considera a mulher sagrada, acompanhado da esposa e da filha, Akiko. No entanto, por falta de recursos, o projecto foi abandonado e a única cópia do filme acabou confiscada por um banco, tornando-se uma lenda entre os Kuna.

Décadas mais tarde, o cineasta suíço-panamenho Andres Peyrot decide procurar esse material desaparecido, descobrindo cópias danificadas e escondidas, bem como os vestígios emocionais de uma promessa que nunca foi cumprida com a comunidade.

A sessão contará com a participação de Cebaldo Inawinapi, escritor, antropólogo e historiador guna que conduzirá a conversa com o público. Inawinapi escreve sobre a sua aldeia guna, milita por uma antropologia das urgências e colabora com o cinema, tendo participado em vários filmes, nomeadamente, em “Dios es una mujer” e já publicou um livro infantil.

"Dios es una mujer" integra o ciclo de cinema da EscolaNova, intitulado “O Quarto do Mundo”, um espaço de encontro onde o cinema se torna uma ferramenta de reflexão e mudança, com curadoria de Candela Varas.

Saiba + O Quarto do Mundo

/ ficha artística e técnica

/Género Documentário   /Nacionalidade FR · CH · PA   /Ano 2023  
/Legendas Português · Inglês  
/Realização Andres Peyrot  

EscolaNova, Bordeira · Aljezur
01 Agosto 2025 (sex) — 21h30
Duração
85 min
Classificação etária
M/12+
Bilhetes
5€ Preço único

BILHETEIRA
O Quarto do Mundo
Curadoria Candela Varas


Um quarto escuro, uma parede branca, algumas cadeiras e almofadas sobre um tapete de lã. A cada mês, um novo filme surge, sempre acompanhado por uma pessoa especial, cuidadosamente escolhida.

Acreditamos que um filme, após ser projectado, pode continuar a expandir-se num diálogo entre o público e alguém que convidamos a pensar em conjunto. Essa pessoa tem o propósito de conduzir o público numa conversa que vai além do que a obra já nos trouxe - alguém capaz de lançar olhares inesperados, sugerir novas leituras e desafiar percepções.

Perguntamos se um filme pode abrir-se a outros mundos que não o seu e vamos atrás da riqueza dos olhares oblíquos, aqueles que nos levam por caminhos transversais do pensamento e do sentir.

Com este ciclo de programação da EscolaNova, a que chamamos O QUARTO DO MUNDO, queremos resgatar o encantamento pela sétima arte através de um cinema contemporâneo acutilante, poético, político, social e psicológico com uma selecção de filmes feita por Candela Varas que dialogam com convidados de diferentes campos do conhecimento. Um filme e uma pessoa. Um espectáculo de imagens que vemos e, em seguida, intuímos no nosso interior.


A ESCUTA

"Perdemos a capacidade de ouvir? Ou estamos esquecidos - como disse Davi Kopenawa, no livro que publicou com Bruce Albert, A Queda do Céu?
O assunto da escuta é o eixo fundamental desta programação de filmes. Outro tipo de laços afetivos é necessário entre os seres vivos humanos e não humanos; entre diferentes coletivos ou pessoas invisibilizadas ou mesmo com aqueles que não falam, mas se manifestam. Esta seleção de filmes promove essa reflexão, esse não esquecimento ou recuperação da memória e o reconhecimento dos outros (humanos e não-humanos) na criação e mobilização de outro tipo de afetos."

— Candela Varas
Programa detalhado

23 maio 2025
Àma Gloria
Marie Amachoukel
27 junho 2025
A Queda do Céu
Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha
18 julho 2025
Flow
Gints Zilbalodis
01 agosto 2025
Cão Preto
Guan Hu
15 agosto 2025
Girls wil be girls
Shuchi Talati
12 setembro 2025
Dios es una Mujer
Andres Peyrot
24 outubro 2025
Grand Tour
Miguel Gomes
28 novembro 2025
Dahomey
Mati Diop
12 dezembro 2025
A Savana e a Montanha
Paulo Carneiro