12 Setembro 2025 — 21h30
“Dios es una mujer” reconstrói a história de um filme perdido, realizado em 1975 pelo cineasta francês Pierre Dominique Gaisseau, que viajou até ao Panamá para filmar o povo indígena Kuna (também conhecido como Guna). Durante um ano, viveu com esta comunidade, que considera a mulher sagrada, acompanhado da esposa e da filha, Akiko. No entanto, por falta de recursos, o projecto foi abandonado e a única cópia do filme acabou confiscada por um banco, tornando-se uma lenda entre os Kuna.
Décadas mais tarde, o cineasta suíço-panamenho Andres Peyrot decide procurar esse material desaparecido, descobrindo cópias danificadas e escondidas, bem como os vestígios emocionais de uma promessa que nunca foi cumprida com a comunidade.
A sessão contará com a participação de Cebaldo Inawinapi, escritor, antropólogo e historiador guna que conduzirá a conversa com o público. Inawinapi escreve sobre a sua aldeia guna, milita por uma antropologia das urgências e colabora com o cinema, tendo participado em vários filmes, nomeadamente, em “Dios es una mujer” e já publicou um livro infantil.
"Dios es una mujer" integra o ciclo de cinema da EscolaNova, intitulado “O Quarto do Mundo”, um espaço de encontro onde o cinema se torna uma ferramenta de reflexão e mudança, com curadoria de Candela Varas.
Saiba + O Quarto do Mundo
/Género Documentário
/Nacionalidade FR · CH · PA
/Ano 2023
/Legendas Português · Inglês
/Realização Andres Peyrot