Loading...

24 Jul — JUNTA DE FREGUESIA DE BORDEIRA · ALJEZUR

ESCOLANOVA

Encontro com os habitantes da aldeia de Bordeira

É tempo de voltar à Bordeira, Aljezur, para um encontro com todos os habitantes da aldeia interessados em acompanhar e em participar no projecto cultural “ESCOLANOVA”. Na próxima segunda-feira, 24 de julho, pelas 18h00, na Junta de Freguesia de Bordeira, iremos falar sobre a segunda fase das obras de reabilitação do edifício da antiga escola primária da aldeia com os arquitectos e o mestre de obra, e com os autarcas também. Iremos partilhar, em estreia absoluta, o documentário de Thomas Ortegat-Traen, intitulado “ESCOLANOVA”, que resgata as memórias vivas dos antigos alunos da escola primária que permanecem na aldeia; e mostrar, pela primeira vez, os retratos de 15 dos habitantes da Bordeira feitos pelo fotógrafo João Mariano. São os primeiros documentos desta escola que se faz nova, sem perder o espírito de lugar de aprendizagem, descoberta e crescimento, mas também de memória, e de relação com o futuro.

O documentário realizado pelo videasta Thomas Ortegat-Traen, com ilustrações e animação de Beatriz Machado, teve como objectivo ir à procura daqueles que na aldeia foram, entre os anos 40 e os anos 90, os alunos da Escola Primária de Bordeira. Um grupo fantástico de pessoas, todos habitantes desta aldeia, homens e mulheres de diferentes idades e profissões, contam as suas aventuras, desventuras, mas sobretudo voltam à memória das suas endiabradas brincadeiras na escola e fora dela. “ESCOLANOVA”, assim se chama este filme multi - auto - biográfico, retrata uma época, fala da educação durante o Estado Novo numa zona de baixa densidade populacional. Retrata também a forma singular como cada um destes adultos e adultas se re-imaginou através do filme, na lembrança longínqua da sua infância.

Já o fotógrafo João Mariano começou uma colecção de retratos dos habitantes da Bordeira com a intenção de dar a ver a vida da aldeia através das pessoas que agora a habitam. Chegámos, neste momento, a um conjunto de 15 fotografias que irão aumentando à medida que formos conhecendo mais habitantes de perto, ao ponto de se deixarem fotografar com descontração e alegria, sabendo que o que estão a fazer, para além de ficar com um belo retrato, é dar à aldeia o sangue e a energia que ela precisa: as suas pessoas aqui e agora.

Este é mais um encontro de aproximação da aldeia, da sua Junta de Freguesia à cooperativa cultural LAVRAR O MAR que ambiciona desenhar um projecto para a antiga Escola Primária de Bordeira com e para a aldeia para que esta possa irradiar num futuro próximo para muitas e diferentes latitudes.

ALJEZUR – Bordeira
24 jul (seg) – 18h00
Duração
2 h aprox.
Público Alvo
Habitantes da aldeia de Bordeira, Aljezur
Bilhetes
Entrada livre

ESCOLANOVA é um projecto de

/ financiado por