Loading...

19 a 28 out 2023 — Aljezur · Odemira · Monchique

Labat: O caminho para…

Inês Barahona e Miguel Fragata · Formiga Atómica · Portugal
Teatro · Laboratório — M/6+

LABAT: O Caminho para "Terminal (O Estado do Mundo)"

“Terminal (O Estado do Mundo)” é um espectáculo com estreia em 2024, que corresponde à segunda parte de um díptico iniciado por Inês Barahona e Miguel Fragata, Formiga Atómica, em 2021, com o espectáculo “O Estado do Mundo (Quando Acordas)”.

“O caminho para ‘Terminal (O Estado do Mundo)’" consiste numa extensa pesquisa no território ao longo do ano de 2023, sobre as dimensões da geopolítica, da economia, da sociologia ou da demografia, sob a perspectiva de como a crise climática afecta a nossa compreensão do mundo, que se tem mantido relativamente estável ao longo dos últimos 50 anos.

Se há um ponto positivo a retirar de crises globais, é o facto de estas criarem uma base comum. Ninguém fica de fora. Durante o naufrágio da humanidade, haverá certamente os náufragos de primeira e de segunda classe, mas estaremos todos ligados - pelo menos, através do medo. Não deveríamos começar, desde já, a tentar encontrar os nossos pontos de contacto? Explorando diferentes tipos de formatos - peças de teatro de pequeno porte para espaços públicos, a ocupação de uma emissão radiofónica, um filme documental e ainda um estudo sociológico -, queremos expor o que nos une neste frágil momento em que tudo parece estar em jogo. Estes objectos farão parte d’o caminho para "Terminal (O Estado do Mundo)", um extenso processo de pesquisa que se irá reflectir na criação deste espectáculo, em 2024.

A residência artística da Formiga Atómica é apresentada no âmbito do programa LABAT – Actividades de Formação entre o Laboratório Artístico e o Atelier de Artista da Lavrar o Mar. Espaços de experimentação e de criação, em que as pessoas podem experimentar a própria imaginação, a realização e o pensamento através das artes e, simultaneamente, este público participante contribui para a investigação e a pesquisa desenvolvidas pelos artistas que convidámos. Os resultados de algumas das actividades desenvolvidas no âmbito deste laboratório serão apresentados no último dia, 28 de outubro em Aljezur.

/ ficha artística

/Concepção e Direção Artística Inês Barahona e Miguel Fragata  /Produção Executiva Luna Rebelo e Sofia Bernardo  /Assistente de Produção e Mediação Beatriz Brito  /Comunicação Martinho Filipe e Rita Tomás Consultoria

/Co-produção Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, Centro Cultural do Cartaxo, Cine-Teatro São Pedro de Alcanena, Comédias do Minho, Companhia Mascarenhas-Martins, Lavrar o Mar, Município de Mértola, Município de Setúbal, Teatro Municipal de Ourém, Teatro Nacional Dona Maria II em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, Teatro Nacional São João, Teatro Virgínia, Trigo Limpo teatro ACERT, Teatro Viriato, Théâtre du Point du Jour

/Apoios Antígona, Edições Tinta-da-China, Fundação Francisco Manuel dos Santos, Orfeu Negro, Pato Lógico, Penguin Random House, Planeta Tangerina, Rede para o Decrescimento


A Formiga Atómica é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa - Cultura | Direção-Geral das Artes

Odemira
25 out 2023 (qua)
Teatro fora do formato
Monchique – local e horário a definir
26 out 2023 (qui)
Teatro fora do formato
Aljezur
27 out 2023 (sex)
Teatro fora do formato

24 a 28 out 2023 (ter a sáb)
Biblioteca Verde Itinerante
Espaço + (todos os dias, à excepção de domingo, das 10h00 às 16:30h)

28 out 2023 (sáb) – 16h00
"O Caminho para 'Terminal (O estado do mundo'") Salão Nobre da Câmara Municipal de Aljezur
sessão pública
Classificação Etária
M/6+
Bilhetes
Entrada livre

Teatro fora de formato

Teatro

Odemira – 25 out 2023 (qua) Monchique – 26 out 2023 (qui) Aljezur – 27 out 2023 (sex)
“Teatro fora de formato” é um conjunto de espectáculos de pequeno porte que serão apresentados em espaços públicos e não convencionais, sem hora marcada. Estes espectáculos resultam de um trabalho de investigação sobre as relações entre a crise climática e o modelo de sociedade em que vivemos, para reflectir sobre problemáticas complexas: do consumo à mobilidade, da pecuária à agricultura intensiva, do decrescimento ao capitalismo.

/ficha artística

/Encenação Miguel Fragata   /Texto Inês Barahona   /Interpretação Cuca M. Pires, Rita Delgado, Simon Frankel e Vasco Barroso   /Assistente de encenação Beatriz Brito

Ocupa a Rádio

Radialismo, jornalismo, entretenimento, cultura

Rádio Rua – 23 out 2023 (seg) – 14h00 às 17h00
A Rádio Rua será ocupada com uma programação marcada pela temática da sustentabilidade. Noticiários focados nas questões climáticas, playlists de ecologistas e activistas, conselhos práticos sobre como adoptar hábitos mais sustentáveis, hora aberta para consultório climático, cientista com previsões para o século seguinte, momento de humor ecológico...

/ficha artística

/Pivot e curadoria Joana Guerra Tadeu
/Parceria

Biblioteca Verde Itinerante

Literatura, ciência, debate

Aljezur – 24 a 28 out 2023 (ter a sáb) Espaço + (todos os dias, à excepção de domingo, das 10h00 às 16:30h)
Nesta biblioteca em crescimento, todos os títulos se relacionam com a sustentabilidade e a crise climática: com as suas injustiças, enquadramento político, económico, social, geo-político, científico, etc. Em jeito de clube de leitura, proporcionaremos um momento de encontro e de discussão entre os leitores/as e uma convidada no último dia do LABAT da Formiga Atómica, numa sessão pública. Todos os livros estarão disponíveis para serem consultados no Espaço+, em Aljezur, nos dias e horários indicados.

O caminho para "Terminal (Estado do Mundo)" - Sessão Pública


Aljezur – Salão Nobre da Câmara Municipal de Aljezur – 28 out 2023 (sáb) – 16h00
No último dia do LABAT da Formiga Atómica, a companhia de teatro convidada promove um encontro entre o público e uma convidada. A activista Noah Zino apresenta os livros “Tudo Pode Mudar”, de Naomi Klein, e “How to Blow Up a Pipeline”, de Andreas Malm, numa conversa alargada sobre, precisamente, aquele que será o maior desafio que a nossa casa-mãe enfrenta.

Nesta sessão pública serão ainda apresentados os resultados de “Regresso ao Futuro”, uma das actividades que decorre durante o LABAT da Formiga Atómica. Curtos vídeos documentais, com realização de JUNO, feitos com as pessoas desta terra, que retratam as marcas da passagem do tempo e o impacto das alterações climáticas na paisagem e na construção dos lugares. Uma colecção de lugares desaparecidos, evocados por memórias descritas na primeira pessoa, evidenciando a tensão entre diferentes dimensões do tempo, no registo da voz e da imagem, e sublinhando a metamorfose dos lugares a partir da perspectiva humana.

Outras actividades que a Formiga Atómica traz

Quem quer mudar?

Política, sociologia, ecologia

Estudo sociológico centrado na disponibilidade para mudar hábitos quotidianos em prol do planeta. Quem estaria disponível para trocar uma viagem de carro por uma viagem a pé, por semana? Quem estaria disposto a comprometer-se a reduzir viagens de avião a uma experiência de 2 em 2 anos? Quem tem, realmente, um desejo de mudança?

/ficha artística

/Sociólogo Rui Telmo Gomes

Improváveis de costas voltadas

Entrevistas filmadas

Dois improváveis conversadores, num encontro às cegas, conversam a partir de uma linhagem de questões: sobre a humanidade, a vida, as sociedades, o planeta, política ou o clima. Durante a conversa, estão de costas voltadas - só se podem escutar. Apenas no final será revelada a identidade de quem se encontra “do outro lado”.

/ficha artística

/Realização JUNO