30 Agosto 2026 — 11h00
Neste ensaio, Michèle Petit reflecte sobre a leitura como prática essencial para a construção da subjectividade e para a resistência em contextos de fragilidade social, emocional e política. A partir de investigação de terreno e reflexão teórica, a autora defende a literatura como espaço de refúgio, reorganização interior e imaginação do possível, afirmando a leitura como necessidade humana fundamental.
Nesta sessão de Livros para Comer, a exploração de Somos Animais Poéticos** prolonga-se na cozinha a partir da transformação do livro em receitas para partilhar à mesa. De seguida, parte-se para a apresentação do próximo livro do clube gastronómico literário da EscolaNova: Odisseia.
Livros para Comer é um clube gastronómico literário que cruza literatura e culinária, transformando a leitura dos livros em experiências culinárias partilhadas à mesa. Ao longo de vários encontros na EscolaNova, cada obra é apresentada e lida pelos participantes entre sessões, sendo depois trabalhada na cozinha a partir da sua atmosfera, articulando pensamento, criação e convívio.
+ sobre Livros para Comer