22 jun a 21 jul 2024 — Parque Industrial da Feiteirinha · Aljezur
O Teatro de Palha ergue-se, de novo, para ser lugar de resistência e de liberdade, de humanidade e de felicidade. Traz com ele uma programação nacional e internacional que, mesmo sendo apresentada e desfrutada num ambiente descontraído e poético, proporcionado por uma gigante casa dourada pelo sol e um céu escuro repleto de estrelas, não deixará de lembrar as emergências que assolam o mundo e a nossa condição humana e que é impreterível manter presentes no pensamento e na acção.
Vinda de França, a companhia de novo circo Les Filles du Rénard Pâle traz-nos uma metáfora da vida na forma de uma travessia funâmbula; e a companhia belga Tof Théâtre regressa com um programa de curtas peças de teatro de objectos e de marionetas que nos despertam para toda a vitalidade que há na velhice.
Em sintonia com os tempos, o Teatro de Palha também é ocupado pelas companhias de teatro portuguesas Formiga Atómica e Hotel Europa e os seus espectáculos sobre a crise climática que enfrentamos. E recebemos a nova criação que resulta da parceria da Companhia Clara Andermatt e do INAC – Instituto Nacional das Artes do Circo, e que cruza o novo circo, a dança, e a estética do cinema mudo.
Ao novo circo, teatro e dança, junta-se a música. Os Club Makumba trazem ao Teatro de Palha o seu mais recente trabalho, uma viagem de fusão pelas sonoridades do Mediterrâneo e pela África imaginada. E teremos ainda connosco, o DJ Marco Bocci que passa a estar presente em todas as noites do Teatro de Palha, e os ritmos brasileiros da banda de Aljezur Yemadas Quarteto em dose dupla.
O cinema também regressa. Com curadoria de Candela Varas, directora do Cineclube de Tavira, o ciclo deste ano inclui seis extraordinários filmes internacionais relacionados com a emergência climática, mas também com o feminismo, questões de género e a sobrevivência da humanidade. E voltamos a mergulhar nas fotografias do João Mariano que nos desafia, sobretudo, a estar conscientes do que não vemos.
Nesta sua terceira edição, o Teatro de Palha foi, mais uma vez, construído com a cumplicidade de um grupo de agricultores locais e a mestria de Pedro Quintela, arquitecto paisagista, que imaginou e planeou uma nova volumetria, desta vez, inspirada no ambiente dinâmico da planície do estuário de uma praia, garantindo que o Teatro de Palha não é apenas um espaço, mas uma experiência em si.
Madalena e Giacomo, Lavrar o Mar
NOTA
O TEATRO DE PALHA pode ser visitado gratuitamente em qualquer dia da semana, entre as 10h30 e as 18h00.
Teremos sempre algum membro da nossa equipa presente para lhe mostrar o espaço
22 JUN a 21 JUL 2024