A LAVRAR O MAR Cooperativa Cultural CRL., dirigida por Madalena Victorino e Giacomo Scalisi, foi fundada em 2014 com o nome de COSANOSTRA Cooperativa Cultural, que, entretanto, se veio a alterar para a sua actual designação. A sua missão centra-se no desenvolvimento de projectos artísticos e culturais em Portugal.
Sediada em Aljezur, a LAVRAR O MAR foca-se na prática das artes performativas contemporâneas e no modo como estas se relacionam com os diferentes contextos sociais, territórios e realidades culturais. E, por isso, os projectos artísticos e culturais desenvolvidos assumem diferentes formas, dimensões e durações. A cooperativa tem trabalhado maioritariamente em Portugal, mas também na Austrália, em Itália e Cabo Verde.
O objecto da nossa actividade pode ser resumido por:
- · Criações artísticas e produções em teatro, dança, música, novo circo, estabelecendo-se muitas vezes pontes interdisciplinares;
- · Pesquisa nas artes performativas;
- · Programação cultural;
- · Edição de música e literatura;
- · Direcção artística de festivais, temporadas de teatro e diversos programas culturais;
- · Desenvolvimento de conceitos e implementação de projectos comunitários artístico-educativos.
Enquanto estrutura, ao longo dos anos, a LAVRAR O MAR tem desenvolvido uma cultura organizacional muito própria que, na sua prática, se pauta pela exigência, pelo respeito e pelo cuidado na relação com o outro, pela atenção dada ao detalhe, pelo trabalho coletivo, pela aprendizagem permanente, pela comunicação e pela sustentabilidade. Tem privilegiado o recrutamento de pessoas residentes na região e profissionais que dispõem de uma experiência consolidada na área cultural.
Projectos
-
2022 até à atualidade
EscolaNova – Centro de Artes da Bordeira
Bordeira, Aljezur -
No coração da aldeia da Bordeira, no concelho de Aljezur, a EscolaNova nasce da vontade de transformar um edifício devoluto num espaço vivo de encontro, de criação e de experimentação artística. Projecto da Lavrar o Mar Cooperativa Cultural, a EscolaNova é um espaço de pertença e de acolhimento, pensado para regenerar a memória e reativar a identidade da aldeia da Bordeira através da arte e da participação.
Mais do que um centro de artes, a EscolaNova é um laboratório de cruzamento entre cultura local e criação contemporânea. Aqui, artistas e habitantes colaboram em laboratórios criativos, performances, oficinas e actividades que promovem a troca de conhecimento e a valorização da cultura do território. Com base num processo participativo, o espaço convida a comunidade a ser parte activa na construção de um novo futuro para a aldeia, activando-a através de novas dinâmicas alicerçadas na arte e da partilha.
A EscolaNova propõe-se a:
- Ser um polo de dinamização da aldeia da Bordeira, combatendo o isolamento e promovendo laços entre diferentes gerações e comunidades, as que sempre aqui viveram e as que vão chegando;
- Reavivar tradições e cruzá-las com novas linguagens artísticas, abrindo caminhos para outras formas de pensamento e práticas de expressão;
- Criar um espaço de troca de conhecimentos, de experimentação e de encontro, onde a arte se torna um meio para contrariar a atmosfera de afastamento entre as pessoas;
- Desenvolver um programa artístico que convide a reflectir sobre a memória do território e a construir novos imaginários colectivos.
Ver documentário
Financiamento
A Lavrar o Mar Cooperativa Cultural é uma estrutura financiada por
Parceria
-
2025 - 2027
NOVO BOWING
Coordenação Madalena Victorino
Odemira -
O NOVO BOWING é um projecto artístico e social que promove a inclusão através da arte, fortalecendo laços entre as comunidades oriental e ocidental do concelho de Odemira. Num território marcado pela chegada, permanência e partida de migrantes asiáticos, o projecto procura criar oportunidades para o encontro, a partilha e a construção de um tecido social mais coeso e diverso.
Inspirado na experiência do projecto BOWING, e coordenado por Madalena Victorino, NOVO BOWING amplia o impacto da arte na comunidade, envolvendo tanto a população migrante como a sociedade local, como um todo.
Através de um programa artístico que promove o encontro entre pessoas de diferentes origens e idades, da consolidação de parcerias com instituições e empresas locais e da integração de migrantes na equipa do projecto, NOVO BOWING propõe a criação de um verdadeiro ecossistema de inclusão em Odemira.
A sede do projecto, a CASA NOVO BOWING – CENTRO PARA AS RELAÇÕES PLANETÁRIAS, ocupa a antiga Residência de Estudantes de Odemira, cedida pela Câmara Municipal de Odemira, e irradia para lá das suas paredes. Mais do que um espaço físico, é um laboratório vivo de pesquisa e experimentação artística, onde diferentes culturas se cruzam, dialogam e criam juntas. Nos próximos anos, a CASA NOVO BOWING expandir-se-á para outros centros urbanos de Odemira com forte presença da população migrante, como São Teotónio e Vila Nova de Mil Fontes, ampliando o seu impacto.
O projecto está estruturado em três eixos de intervenção:
- Escola / Arte e Currículo: Introduz práticas artísticas no quotidiano escolar como ferramenta de inclusão e de aprendizagem dos conteúdos curriculares, estimulando o sentimento de pertença e combatendo a exclusão.
- Pessoa / Arte, Mistura e Encontro: Promove actividades culturais e artísticas colaborativas (LABAT's) que, através da experimentação artística, incentivam o encontro entre migrantes e população local, construindo relações baseadas na empatia e na compreensão.
- LABOR / Impulso - Aprender - Transformar: Facilita o desenvolvimento e a capacitação profissional e a autonomia dos migrantes através da promoção do intercâmbio de saberes, impulsionando a inclusão laboral e social desta comunidade.
Uma iniciativa
Financiada por
-
2016 até à atualidade
Lavrar o Mar – As Artes no Alto da Serra e na Costa Vicentina
Aljezur, Odemira, Monchique -
LAVRAR O MAR – AS ARTES NO ALTO DA SERRA E NA COSTA VICENTINA é um projecto de programação artística no domínio das artes performativas que acontece em Aljezur, Monchique e Odemira, uma zona rural, com baixa densidade populacional, no sudoeste de Portugal.
A partir das linguagens do teatro, da dança, do novo circo e da música, desenvolvemos criações artísticas interdisciplinares que mostram e reflectem a cultura local destes territórios. Além das criações e residências artísticas, acolhemos projectos artísticos nacionais e internacionais e organizamos laboratórios artísticos.
A programação cultural e artística é desenvolvida em torno do binómio artes do espectáculo e cultura local, com o objectivo de envolver populações locais de todas as idades, portuguesas e estrangeiras, mas também viajantes e turistas, que, ao chegar a este território, descobrem a cultura deste lugar através das artes, da sua pesquisa e prática, vendo a concretização dos projectos acontecer em plena natureza ou em espaços edificados, referenciais de uma cultura rural forte e identitária desta região. Simultaneamente, através de uma dinâmica cultural regular e a longo prazo, de elevada qualidade e pertinência artísticas e que age em profundidade, procuramos promover o pensamento crítico e a reflexão colectiva dos grandes assuntos da actualidade, oferecendo ao público novas visões e novas propostas para enfrentarmos os desafios do presente e do futuro, de Portugal e do mundo.
Além do seu impacto cultural imediato, este projecto tem contribuído ativamente para a promoção da diversidade cultural, da sustentabilidade ambiental e do desenvolvimento social e económico das regiões onde atua, afirmando-se como um exemplo de como a arte pode ser usada como uma ferramenta poderosa para a transformação de comunidades e territórios, especialmente em áreas rurais.
Ler mais
Financiado por
-
2024
Programação Artística para o Centenário de Elevação de Portimão a Cidade (1924-2024)
Portimão -
Ao abrigo de uma parceria estabelecida com o Município de Portimão, a Lavrar o Mar – Cooperativa Cultural foi convidada a desenhar uma programação artística para a celebração do Centenário de Elevação de Portimão a Cidade (1924-2024) que nasceu de uma reflexão sobre a identidade desta cidade a partir da sua relação com a arte. Um exercício único e criativo de que resultou um programa artístico - feito de vários capítulos – que, no seu conjunto, procura revelar as energias e as vivências que, quotidianamente, a cidade oferece para, através desse olhar, estimular um novo sentimento de pertença.
Ligando vários espaços urbanos à criação artística, imaginámos estratégias que desafiam as pessoas para experiências que intensificam a sua ligação à cidade e às suas memórias. Ao longo de 2024, iremos descobrir em conjunto como a arte pode dialogar, modificar e renovar a identidade de um lugar.
Para isso, convocámos pensadores, artistas e companhias portuguesas e estrangeiras a confrontarem-se com a cidade e a sua existência centenária para que depois possam partilhar com os diferentes públicos, as suas visões analíticas, poéticas e oníricas de temas, questões e relações que povoam as vidas e os dias de cada um.
Trata-se assim de um programa que se poderá viver intensamente. Uma viagem emocionante e divertida entre Teatro, Dança, Novo Circo, Música, Artes Plásticas, Instalações e Performance, entre a cidade de Portimão e as suas pessoas.
Poder-se-á participar directamente para viver na primeira pessoa esta celebração da cidade através das artes ou então, acompanhar cada acontecimento, através do desenvolvimento de uma colecção de pensamentos e de percepções que poderá conduzir a uma nova energia colectiva e vital. É tudo isto que esperamos alcançar!
Ler mais Ver programação
Programação Artística
Organização
-
2021-2022
Lavrar o Mira e a Lagoa – As Artes Além Tejo
Santiago do Cacém e Odemira -
Um projecto de programação artística transdisciplinar nos concelhos de Santiago do Cacém e de Odemira.
Ver website
-
2021 - 2022
BOWING – Artes, Culturas, Integração
Odemira -
BOWING vem do inglês e refere-se ao verbo “to bow”, inclinar-se. Em muitas culturas orientais, quando se cumprimentam, as pessoas unem as mãos junto ao peito e inclinam-se perante o outro como sinal de respeito e saudação. No mundo agrícola, aquele que trabalha a terra inclina-se sobre ela, por vezes ao longo de uma vida inteira, para a tocar e fertilizar. Na dança, é esta curva a que Doris Humphrey se refere quando fala do arco entre o salto e a queda, a nossa resposta à gravidade. É na junção de movimentos de dança, de trabalho e de respeito humano que este projecto artístico se constrói.
BOWING – Artes, Culturas, Integração é um projecto de integração e inclusão social através da arte da Cooperativa Cultural LAVRAR O MAR, com duração de dois anos, dirigido a migrantes oriundos de países asiáticos (Índia, Nepal, Bangladesh, Paquistão, China) que vivem no concelho de Odemira (Portugal) e que, na sua maioria, trabalha em empresas multinacionais de agricultura intensiva. A prática artística da dança, música e palavra ambicionou valorizar e descobrir as culturas que se envolveram no projecto, com o objectivo de criar um terreno comum de partilha de conhecimento e sensibilidades.
Este projecto desaguou na criação de BOWING DOC (2023), um website que nasceu da vontade de partilhar o que foi BOWING que teve um forte impacto nas vidas das pessoas envolvidas e no território, mas também da necessidade de criar um recurso que possa vir a ser útil a outros para continuar o trabalho na prática de inclusão e integração através da arte, contribuindo para uma rede de conhecimento e experiência.
Ver website
Financiamento
-
2014 - 2024
MIRAGEM!
Odemira -
MIRAGEM! é um projecto artístico e pedagógico, integrado no programa “ODETE - Odemira, Território Educativo”, da Câmara Municipal de Odemira. Dirigido a alunos dos 3 aos 18 anos, leva às várias escolas e infantários do concelho de Odemira (considerado o maior, o mais isolado e disperso do país), uma programação de espectáculos entre a dança, o teatro, a música, a literatura, a cultura local, a experimentação artística, entre muitas outras áreas, procurando sempre ligações às matérias curriculares dos diversos anos escolares.
Financiamento
-
2014 - 2024
TOURO AZUL
Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina -
TOURO AZUL é um programa de Experiências Humanas entre Cultura Local e Arte. Percursos pelas paisagens, localidades e ambientes privados, com durações entre duas e sete horas, especialmente desenhados para oferecer ao turista que visita o território entre Santiago do Cacém e Sagres, a oportunidade de tocar numa terra cheia de serra e de água, pela mão de quem nela vive e a vai esculpindo. Uma iniciativa conjunta desenvolvida pela Cooperativa Lavrar o Mar, a Associação Rota Vicentina e a CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira em colaboração com habitantes locais, artesãos, associações, agentes e artistas.
__equipa e colaboradores
Giacomo Scalisi, Madalena Victorino
Direcção Artística e Programação
Joaquim Madaíl
Direcção Técnica
Alexandra Neves Silva, Ana Rita Sousa e Ricardo Falcão
Produção
Sandra Correia
Gestão Financeira
Sandra Sanches
Gestão Administrativa
Marisa Miranda
Comunicação
João Mariano
Fotografia
Thomas Ortegat-Traen
Vídeo
1000olhos
Design