24 jun a 16 jul — Aljezur
O TEATRO DE PALHA é um programa de verão interdisciplinar que nasce em plena natureza. Foi construído com a ajuda de um grupo cúmplice de agricultores locais e a mestria de Pedro Quintela, arquitecto paisagista que imaginou e planeou este teatro feito de fardos de palha. Este espaço totalmente natural alberga dentro de si um palco, um auditório ao ar livre, um bar e um espaço expositivo.
Este novo teatro de palha traz-nos uma nova programação de cinema que fala de ilhas, de música variadíssima, de novo circo poético e de artes visuais sob a forma de duas exposições. Uma nova volumetria foi criada para este espaço para oferecer uma nova sensação de estar dentro de uma catedral natural em que a própria palha nos acolhe de forma inesperada. Fardos com 400 quilos erguem-se em múltiplos muros que respiram e se desdobram para nos dar a ilusão de habitarmos uma gigante casa dourada pelo sol, sob um céu escuro com estrelas.
Escolhemos a zona industrial de Aljezur para lhe devolver a sua condição rural original e assim a transformarmos, mesmo que temporariamente, sob o desígnio das artes.
É neste ambiente de cheiros do campo, que convidamos todos a virem dançar, ver cinema, beber uma bebida, desfrutar de um programa musical muito estimulante: Orquestra Assintomática e Carlos Bica, Vera Mantero e Sopa de Pedra. Filipa Francisco e Bruno Cochat trazem humor e dança e uma exposição de cordas e nós vinda de Espanha leva-nos aos imaginários dos livros que não existem.
As fotografias do João Mariano serão a outra parede que faltava. A das lembranças em imagens do que escapou à História dos espectáculos Lavrar o Mar.
NOTA
O TEATRO DE PALHA pode ser visitado gratuitamente em qualquer dia da semana, entre as 10h30 e as 18h00.
Teremos sempre algum membro da nossa equipa presente para lhe mostrar o espaço!